O Facebook está testando uma nova
funcionalidade que vai permitir a administradores de grupos cobrar
mensalidades de seus participantes. Os valores poderão variar de US$
4,99 a US$ 29,99. A novidade foi anunciada pela empresa na última
quarta-feira, dia 20. As informações são do portal de notícias e mídia
"The Verge".
Grupos sobre
pais, gastronomia e organização doméstica são os primeiros a participar
dos testes nos Estados Unidos. Grupos livres permanecerão intactos, mas
em breve também terão a opção de lançarem subgrupos premium. Este é o
primeiro esforço da empresa no sentido do monetizar essas comunidades.
A
blogueira Sarah Mueller, que fala sobre estilo de vida e mantém uma
página intitutada "Organize minha casa", por exemplo, está criando um
outro grupo sobre o mesmo tema, cuja adesão vai custar U$14,99 por mês.
Para
a empresa, apesar de até aqui as participações em grupos serem
gratuitas, a cobrança de uma mensalidade para membros de determinados
perfis poderá aumentar a noção de exclusividade e fazer com que as
pessoas se sintam mais especiais por fazerem parte daquelas comunidades,
mostrando-se dispostas a pagar por isso.
Segundo
o Facebook, a funcionalidade se mostra interessante porque os
administradores de grupos que empregam tempo e dedicação para fazerem as
comunidades crescer agora ganharão dinheiro com isso. A empresa
acrescenta que o valor arrecadado poderá ser usado por esses
administradores para criar conteúdos de alta qualidade, incluindo mais
posts e vídeos. Eles também poderão promover eventos e encontros
off-line, engajando ainda mais os usuários.
Por
enquanto, o projeto é experimental, e o Facebook afirma que não ficará
com nenhuma parcela do dinheiro arrecadado. Mas pagamentos que sejam
feitos via aplicativos para sistemas iOS e Android estarão sujeitos a
cobranças de percentuais, de acordo com as políticas do Google e da
Apple.